Entendendo nosso mundo de estações

Era aquele o meu mundo... Eu sabia desde que acordei dos meus sonhos. Eu senti. Quando vieram os problemas e angustias, eu dormi, e enquanto sonhava, estava no inverno. Era frio e eu parecia ter medo e não ter proteção; eram ventanias levando consigo as folhas de meus sonhos.

Depois, eu dormi novamente. No outono, eu estava em busca de sonhos, recomeçando um novo ciclo, deixando para trás o que se foi e nascendo com as manhãs. Era outono! As folhas caíam, as flores estavam em pleno processo de crescimento, e era eu que junto a elas crescia, também.

Dormindo novamente, eu senti que estava tudo diferente naquele mundo: as flores eram vivas e cheirosas e toda brisa se espalhava como uma criança correndo entre as colinas. Vinha aquela chuva fina entre os raios de sol e as árvores tinham suas folhas novamente. E eu, dentro de mim, acreditava novamente na vida, havia vencido os problemas, tinha ido em busca de sonhos e em mim também era primavera. Era tudo tão lindo, e as flores estavam por toda parte, o sol brilhava entre tantas elas, e logo uma brisa soprava e tinha perfume de primavera, de sol tocando no mar, de água fresca no vale, e isso era porque eu estava em um novo amor, em novas amizades e sonhos... Era verão!















E sempre será assim dentro de mim. Foi isso o que aprendi. Nossa vida é um sonho, dentro dele dormimos para mais tarde acordar. E dentro de nós há quatro estações que estão intensamente ativas dentro de nossa alma, e o que importa é aprendermos que depois do inverno ainda existe um verão. Que cada estação da natureza tem sua função com o ambiente, e cada estação dentro de nós tem sua função com nossa alma.

Grandes vitórias necessitam de grandiosas batalhas.

Um mundo de estações.














Bem - Vindo, welcome, bienvenida, willkommen, accueil, Добро пожаловать e benvenuto!!

.

Bárbara Sodré





Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Por um mundo mais digno


Não deveria ser tão complicado, ou difícil de entender, mas os políticos ordinários enganam a você. Hei! Eu sei, enganam a mim também. Não coloquem votos nas urnas e saiam às ruas e gritem por justiça, gritem por vitórias, e derrotas de quem está no poder.
  Poder ordinário, sacana e ladrão, roubou nosso dinheiro pra por no mensalão.
Jogaram fora a cultura, desvalorizaram nossas raízes e plantaram "diretrizes" no sistema, inventaram mais roubos e aumentaram poluição; esqueceram dos meus filhos esse bando de ladrão! Enganaram os ingênuos e prometeram aos que têm fome, investiram em escritórios para estimular corrupção. Nossas escolas estão podres, iguais ao coração de quem se esqueceu que ainda há vida nos becos e favelas, valores nas pessoas e suas mentes mais singelas.
  Se esqueceram, ou procuraram não saber, desrespeitaram aos outros, julgaram-se melhor do que eu e você. Comentaram sobre aumentos e disseram melhorias, sorriram aos pobres em campanhas eleitorais, me fizeram acreditar... e de bobos só meus pais, que foram lá votar.
  E a moralidade; direitos e valores... Quiseram meu dinheiro e perderam a decência, esqueceram-se de que político de verdade luta pela carência: carência de amor, carência de fome, de amigos; busca por sonhos que parecem nunca chegar. Mas eles chegam! Resta acreditar.
  E aos que têm fome, frio e solidão, estendemos nossas mãos e demos nossos corações, corrigindo o erro de darmos nosso voto em eleição.

Bárbara Sodré

Verdadeiro afeto


Um verdadeiro afeto nunca acaba, às vezes se esconde, mas sempre reaparece. Basta um sorriso, um olhar e lembranças e a certeza de que não vão voltar. Basta a saudade que aperta, um afeto verdadeiro é difícil acabar. Desde o inicio em que começar no máximo vai mudar.
  Um verdadeiro afeto mostra quem você é por dentro, muda sua história e faz você acreditar em coisas que antes não acreditava; faz você refletir sobre o tempo e muitas vezes, com certeza tira lagrimas de seus olhos. Mas lhe dá tantas alegrias em singelos momentos que, você é capaz de acreditar que nada mais pode ser melhor; sim será a melhor coisa do mundo para você. E será tão complexo, tão cheio de emoções esse afeto que, muitas vezes será para você um arrependimento gostar tanto de alguém. Por quê? Aaah, não vai saber, vai chorar e chorar... E as lagrimas serão sempre constantes, mas as alegrias serão maiores. Terá tantas fases difíceis, outras boas que ainda restará duvidas se é ou não um verdadeiro afeto. E por mais que o tempo passe, quando é verdadeiro se torna melhor, porque o tempo vai passando e cada vez mais lembranças; sorrisos; histórias vão se amontoando, entre pessoas que nunca imaginaram se conhecer. Que fascinante vai ser! Que surpreendente foi, e que complicado é entender.
  Um verdadeiro afeto nunca morre, nunca cessa, nunca vai, sempre volta. E é a certeza de que sempre vai voltar que faz o verdadeiro afeto verdadeiramente real. Por mais que cheio de duvidas, esperanças e alegrias o verdadeiro afeto sempre trará de volta o que foi bom, conhecerá o que foi mau E QUE AJUDOU A AMADURECER, e deixará o que é ruim, caminhará sempre para frente, olhará sempre mais alto, terá sempre mais esperanças, mais derrotas, mas sempre terá a certeza de que por mais que o tempo passe, as coisas boas sempre vão voltar.}
  O verdadeiro afeto é a única certeza de um amor eterno, a única valentia de quem ainda chora, a única esperança de quem sabe ser amigo. Verdadeiro afeto: cura corações, nasce em desertos, nasce de sorrisos o verdadeiro afeto.

Bárbara Sodré

Loucos são eles


"Me dizem que sou louca, por pensar assiM...."
Mas dizem também que, de louco todos têm um pouco.
Dizem que tudo passa, mas até agora nada passou.
Dizem que não existe coisa melhor que um beijo enamorado, mas eu descobri os amigos.
Dizem que é preciso aceitar perder, mas eu acho que ganhar não é tudo, mas não perder é o mais importante.
Dizem que devemos colocar tudo através de expressões e me chamam de louca quando eu me expresso.
Dizem que cada um com sua vida e seus problemas, mas dizem também: ajude a vida ao lado.
Dizem que para o problema do planeta tem solução, mas continuam a poluir e desperdiçar.
Dizem que devemos aceitar nosso mundo que é feito de diferenças, mas criticam uns aos outros.
Dizem que dizer tanto atrapalha e não é bom. Agora me explique:
por que dizem tanto então?

Uma lição p/ vida toda


Eu não sabia como expressar coisas tão grandes em palavras pequenas, mas aprendi que posso transformar pequenas palavras em coisas tão grandes.
POR MAIS QUE QUEIRAM DISCUTIR, NÃO POSSO MUDAR DE OPINIÃO, POR MAIS QUE CRIEM OUTRAS TÉSES A RESPEITO NÃO POSSO MUDAR MEU CORAÇÃO. POR MAIS QUE CONCORDEM COMIGO,
                                NÃO DEEM MÉRITO A MIM, NÃO PRESTEM ATENÇÃO EM MIM, APENAS OUÇAM O QUE SAI DE MIM.
           ELE ENSINA E ENSINANDO APRENDE, ESTÁ ALI TODOS OS DIAS NA CORRERIA DE ESCOLA E FAMILIA, FAZ DE TUDO PARA NÃO SE ATRASAR E CASO SE ATRASA: QUE FALTA FARÁ! DESDE O INÍCIO ELE SABIA QUE NÃO SERIA FACIL, MAS NINGUÉM DISSE QUE SERIA IMPOSSIVEL, E POR MAIS QUE SEM MÉRITOS E RECONHECIMENTOS SUFICIENTES OFERECIDOS, ELE CONTINUOU, ACREDITOU E SE ALEGROU POR SER O QUE É.
   SABIA DESDE O INCIO TAMBÉM QUE, PASSARIA TARDES E TARDES COM GRANDES RESPONSABILIDADES, MANHÃS DE CORRERIA E NOITES DE ESTUDOS MAL-DORMIDAS... QUE SE ENVOLVERIA EM QUESTÕES ALHEIAS TODOS OS DIAS, QUE CUIDARIA DE OUTRAS VIDAS, MAS SABIA TAMBÉM QUE ESSAS VIDAS SERIAM VIVAS  E COM ELE CRIARIAM HISTÓRIAS, PROJETOS DE FUTURO QUE PODERIAM DAR CERTO; SABIA TAMBÉM QUE. MARCARIA ALGUMAS VIDAS: OU POR LEMBRANÇAS CATIVANTES OU POR LEMBRANÇAS DESAJEITOSAS. SABIA QUE VÁRIAS VEZES SORRIRIAM PRA ELE, QUE TERIA DUAS FÉRIAS AO ANO E QUE APRENDERIA CONSTANTEMENTE (SERIA OBRIGADO A ISSO)E SERIA FELIZ POR ISSO. SOUBE TAMBÉM QUE, A MAGIA SERIA MAIOR QUE QUALQUER NOSTAUGIA, CANSAÇO E ESTRESSE... QUE POR MAIS QUE FOSSE DIFICIL, ELE SEMPRE SABIA QUE NÃO ERA POSSIVEL SER TRISTE ESTANDO ALI. QUE PODERIA SER CANSADO, MAS QUE VALEU TER ESTADO, ONDE MUITOS DESISTIRAM E ACHARAM IMPOSSIVEL DE ESTAR.
  SER HERÓI SERÁ INCRIVEL! E ELE NEM IMAGINAVA TANTO. NEM TUDO SERÁ PERFEITO NA CAMINHADA, MAS SERÁ UMA LUTA CONSTANTE, UMA TROCA ETERNA ENTRE ELE E ELES, E, QUE, POR MAIS QUE SE ESTRANHEM, SEMPRE SE LEMBRARÃO DE ALGO BOM.   
  ALGUNS MARCARÃO TANTO QUE, NEM ELE IMAGINAVA TANTO, ALGUNS SERÃO ETERNOS E CONSTANTES,CRIANDO AMIZADES, OUTROS VÃO MARCAR APENAS NUM PERÍODO CURTO, MAS PRÓSPERO. OUTROS, PORÉM, RAROS SERÃO CAPAZES DE PERMANECEREM ALI COM ELE, O AMARÃO TANTO QUE ELE TERÁ CERTEZA DE QUE AQUELE CAMINHO ELE DEVERIA SEGUIR; E NO FIM DE TUDO ELE AINDA DIRÁ: " QUE BOM TER ESTADO AQUI"
  POR MAIS QUE A LAGRIMA CAIA ALGUMAS VEZES, NO FIM CAIRÁ MAIS FORTE, CADA GOTA CARREGADA DE LEMBRANÇAS, DE RESTOS DE PESSOAS, DE SORRISOS, ALGUNS QUE FORAM SEGUINDO, OUTROS(PORÉM RAROS) AGARRARAM-SE A ELE MESMO DEPOIS QUE A SAGA DE ANOS LETIVOS SE FORAM, CRIANDO LAÇOS ETERNOS, E O AJUDARAM A VIVER MELHOR DO QUE SE PODERIA IMAGINAR QUE FOSSE. E AINDA NO FIM VOCÊ SEMPRE TERÁ ALGO PARA ENSINAR E ALGO PARA APRENDER.
   SABER QUE ELES SEGUIRAM SEUS CAMINHOS LHE TRARÁ A DUVIDA POR QUAIS CAMINHOS ANDAM, SE PARARAM OU DESISTIRAM, SE APRENDERAM ALGUMA COISA OU INVENTARAM MAIS, SE ENSINARAM O QUE SABIAM OU SE GUARDARAM PARA SI OU SE ALGUM, INFELIZMENTE SE GUARDOU DE SI.
  LEMBRAR DE TANTAS AULAS ORIGINALIZADAS NA BAGUNÇA DE JOVENS SORRIDENTES, INTELIGENTES E ESFORÇADOS, POR INCRIVEL QUE PAPEÇA. E MESMO QUE TENHA PASSADO, VOCÊ VAI SORRIR... E NA FOTO GUARDADA NO BAÚ, SORRIRÁ TAMBÉM. EI! NESSA HORA NÃO DESANIME, POIS, DEIXOU, PLANTOU SEMENTES EM CORAÇÕES DESERTOS, REGOU FLORES DE VARIOS JARDINS, FOI REGADO E PRESENTEADO POR LINDOS SOLS. EI VOCÊ! OBRIGADA POR ESTAR LÁ SEMPRE E POR TER ESTADO. E CASO NÃO QUEIRA ESTAR, SINTO EM INFORMAR QUE LINDA HISTÓRIA VAI PERDER!
   A TODOS ELES, SORTE DOS QUE QUISERAM CONHECER A IMENSA ARTE DO ENSINAR E DO APRENDER . E AGORA, QUEM É ELE, HEIN? VOCÊ PODE ATÉ NÃO SE LEMBRAR DE ALGUNS, MAS PELO MENOS UM LHE FARÁ CRER E ACREDITAR QUE, ELE É UM ETERNO SUPER-HERÓI!



  SER PROFESSOR, ACIMA DE TUDO É VIVER COM AMOR E ENSINAR COM O CORAÇÃO, PARA QUE,  MAIS TARDE SUAS SEMENTES PLANTADAS GERMINEM COM O MESMO AMOR.
”PORQUE HÁ PESSOAS QUE MARCAM, HÁ PROFESSORES QUE APENAS LECIONAM, HÁ AQUELES QUE ENSINAM E AQUELES, QUE A GENTE NUNCA MAIS ESQUECE.”

sábado, 5 de dezembro de 2009

Enquanto estivermos de braços cruzados não teremos forças para agir. Um mundo melhor depende de nos e de nossas escolhas.

Por onde


Por onde andarão meus pés amanhã?
por quais caminhos você andará amanhã?
Qual será seu humor amanhã?
Qual olhar será o meu e como classificarei o seu?


Amanhã para amanhã eu questiono.
De amanhã para amanhã, imagino nos meus sonhos.
De amanhã para amanhã, meu amor aumentará
Amanhã... como você estará?


Onde nossos pés andarão amanhã?
Se torna incompreensível entender o impossível
E se torna confuso explicar um motivo.
Por onde andarão meus pés?
Quais sorrisos e por quais motivos sorrirei?
Eu sorrirei amanhã?
Quais caras farei, e quais expressões na sua verei?
Meus pés contornam o caminho por onde andei.


E nas ruas que deixam a expressão e a marca de passagens
E nas marcas de sonhos que hoje são miragens
E nas estrelas do céu onde tudo é motivo pra brilhar.

Por onde entra o som que vem de fora?
Por onde fica seu sorriso quando chora?
quais lagrimas se escondem quando sorri?
E alguma vez as estrelas caíram aqui?
E na natureza que cerca o mundo
Onde estarão os prédios?
E na estrada de terra, ouvi-se o tédio.


O que respirar se não alegria,
sorrir numa emoção que contagia.
Paralise o momento, pense fundo
Olhe por dentro.
Pise fundo, passe por cima, tome cuidado: isso se esconde!
Mais uma vez pergunto
Por onde?

Bárbara F. Sodré

Eu não queria magoar você


Eu não queria magoar você. E toda vez que eu for te olhar, como vai ser?
Me dê a mão, me abraça, me diz te amo novamente, preciso de você em minha vida
errar foi algo incompetente, diga-me por favor que me perdoa, preciso do teu perdão para continuar.
E se chorar não vale a pena, que o mundo desabe em meus braços. Na longa estrada da vida, conhecer-te foi... Uma das mais maravilhas.
Me dê perdão por favor, preciso de você para viver, e quando o mundo acabar, me dê sua mão outra vez.
Me olhe nos olhos sorrindo, e diga-me te amo outra vez.
Quando tudo acabar promete estarás aqui, eu vou sorrir novamente, esperando de ti conseqüências, me trarão novamente aquele lindo dia, e quando o mundo acabar promete estar mais um dia, na longa estrada da vida, conhecer-te foi... Uma das mais maravilhas que já pode existir.
Me dê perdão, por favor, preciso de ti aqui, e mais uma vez em silêncio chorar antes de dormir.

Bárbara Sodré

Vale a pena viver


Numa tarde de domingo eu pensava... Nas minhas dores, nas dores de um mundo. No que eu perdi e no que eu queria ter... Na tarde de um domingo qualquer eu pensava:

Eu vou cantar... Vou conseguir! e não há nada que me impeça se cheguei até aqui. Vou tentar, vou conseguir, eu vou subir... Eu vou correr, acreditar e sorrir, você vai ver. Correr atrás, atrás do que eu sonho, vale a pena é sonhar. Viver a vida num instante. Uma vida para amar... Um segundo é muito pouco pra sentir, eu vou cantar pelas esquinas a saltar e a bailar. A noite vem, e as estrela vem contigo sorrindo, numa linda imensidão, logo um dia vem vindo! Viver é bom,a credite! Eu vou cantar, cantar é bom, eu vou amar, e vou gritar bem alto para que todos possam me ouvir. Eu vou ouvir a multidão e suas preces ansiosas, a pedir e a chorar. Eu vou viver, viver feliz, para ser feliz não basta apenas só viver, tem que sorrir. Eu vou viver, vou assumir a pessoa que existe, aqui! Eu vou falar, dizer opiniões sem restrições, cada um carrega em si um coração, com sentimentos e mentes com idéias e histórias para contar. Batalhar, e ver meus sonhos e vitórias. Chegar lá! E ver sorrirem as crianças a brincar... Cheguei aqui, vai ser moleza subir! Eu vou bailar, eu vou viver, vou ser feliz!E não há vento que me impeça de voar, não há lugar, nem ocasião, o que me guia é a voz do coração.


Bárbara Sodré